È uma doença sexualmente transmissível causada por uma bactéria chamada treponema pallidum
Sintomas:
OS maiores sintomas ocorrem nas duas primeiras fases (manifesta – se inicialmente como uma pequena ferida nos órgãos sexuais (cancro duro) e com ínguas (caroços) nas virilhas, que surgem entre a 2º ou 3º semana após a relação sexual desprotegida com pessoa infectada. A ferida e ínguas não doem, não coçam não ardem e não apresentam pus. Após um certo tempo, a ferida desaparece sem deixar cicatriz, dando á pessoa a falsa impressão de estar curada, período em que a doença é mais contagiosa. O terceiro estágio pode não apresentar sintoma e, por isso, dá a falsa impressão de cura da doença. Caso ocorra em grávidas, poderá causar aborto, natimorto ou má formação do feto.
Transmissão:
Pode ser transmitida de uma pessoa para outra durante o sexo sem camisinha com alguém infectado, por transfusão de sangue contaminado ou da mão infectada para o bebê durante a gestação ou o parto.
Tratamento:
Recomenda – se procurar um profissional de saúde, pois só ele pode fazer o diagnóstico correto e indicar o tratamento mais adequado, dependendo de cada estágio. È importante seguir as orientações médicas para curar a doença.
Prevenção:
Uso de preservativos e consultas pré – natal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário