A Casa Mulher e Vida é uma entidade sem fins lucrativos, que tem por missão acolher e atender pessoas portadoras do vírus HIV/AIDS de Taubaté e região.
segunda-feira, 30 de maio de 2011
quarta-feira, 25 de maio de 2011
jovens infectados com o vírus HIV
Saúde pública
OMS aprova plano de combate a aids para salvar dois milhões de vidas até 2015
Meta pretende reduzir em 50% a incidência de jovens infectados com o vírus HIV
Os 193 Estados membros da Organização Mundial de Saúde (OMS) aprovaram nesta terça-feira uma nova estratégia de luta contra a aids, cuja meta é salvar dois milhões de vidas em todo o mundo até 2015. De acordo com o documento, produzido na última sessão da 64ª Assembleia Anual da organização, em Genebra, a estratégia se baseia nos resultados das iniciativas para tratar 3 milhões de pessoas entre 2003 e 2005 e no plano da OMS 2006-2010 para ampliar o tratamento da aids.
"A estratégia tem como objetivo dar acesso universal à prevenção, tratamento e atenção até 2015, e a alcançar vários dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, como a redução da mortalidade materno-infantil", explicou Andrew Ball, assessor de Estratégia e Operações do Departamento de HIV/Aids da OMS.
Um dos principais objetivos da estratégia 2011-2015 da luta contra a aids aprovada pela OMS é "alcançar o acesso universal à prevenção, tratamento e atenção integral, reconhecendo que, apesar dos progressos atingidos, este objetivo não foi alcançado a nível mundial em 2010". Para chegar a isso, a OMS estabeleceu metas para 2015: reduzir em 50% a taxa de jovens entre 15 e 24 anos infectados com o vírus HIV; reduzir em 90% os novos casos de infecção em crianças; e reduzir em 50% as mortes vinculadas à tuberculose.
Atualmente, 33,3 milhões de pessoas vivem com o HIV em todo o mundo, das quais 22,5 milhões estão na África subsaariana, segundo a agência ONU Aids.
(Com Agência France-Presse)
terça-feira, 24 de maio de 2011
Oxi, uma nova e devastadora droga se espalha pelo país - Saúde - Notícia - VEJA.com
Oxi, uma nova e devastadora droga se espalha pelo país
Ele é mais barato e agressivo do que o crack. E a ciência ainda tenta entender seus efeitos no organismo
Natalia Cuminale
Pedras Oxi na Polícia Federal de Rio Branco, Acre
Pedras Oxi na Polícia Federal de Rio Branco, Acre (Regiclay Alves Saady )
Desde a década de 1980, distante dos grandes centros brasileiros, o estado do Acre convive com a destruição produzida pelo oxi, uma mistura de pasta-base de cocaína, querosene e cal virgem mais devastadora do que o temível crack. A droga, vendida no formato de pedra, ao valor médio de 2 reais a unidade, vem se popularizando na região Norte e, agora, espalha sua chaga pelas cidades do Centro-Oeste e Sudeste. 'Ela já chegou ao Piauí, à Paraíba, ao Maranhão, a Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro', diz Álvaro Mendes, vice-presidente da Associação Brasileira de Redução de Danos. Uma amostra da penetração da droga em São Paulo pôde ser vista na última quinta-feira, quando a Polícia deteve, na capital, um casal que carregava uma pedra de meio quilo de oxi.
Ao menos duas característias da droga ajudam a explicar por que ela se espalha pelo país. A primeira é seu potencial alucinógeno. Assim como o crack, o oxi pode estimular em um usuário o dobro da euforia provocada pela cocaína. A segunda razão é seu preço. 'O crack não é uma droga cara, mas o oxi é ainda mais barato', diz Philip Ribeiro, especialista em dependência química do Instituto de Psiquiatria da Universidade de São Paulo (USP). 'Quando surge uma droga mais poderosa, mais barata e fácil de produzir, a tendência é que ela se dissemine', diz Ronaldo Laranjeira, psiquiatra da Univesidade Federal de São Paulo (Unifesp). 'Isso ocorre especialmente porque não se criou no Brasil até agora um sistema eficaz de tratamento de dependentes.'
O lado mais assustador do oxi talvez seja a carência de dados sobre seu alcance no território brasileiro. Quem se debruça sobre o assunto, avalia que a droga atinge todas as classes sociais. 'Não há um perfil estabelecido de usuário: ela é usado tanto pelos estratos mais pobres quanto pelos mais ricos da população', diz Ana Cecília Marques, psiquiatra da Associação Brasileira de Estudos de Álcool e Outras Drogas (Abead).
Também faltam estudos científicos sobre sua ação sobre o ser humano. Por ora, sabe-se que, por causa da composição mais 'suja', formada por elementos químicos agressivos, ela afeta o organismo mais rapidamente. A única pesquisa conhecida sobre a droga – conduzida por Álvaro Mendes, da Associação Brasileira de Redução de Danos, em parceria com o Ministério da Saúde – acompanhou cem pacientes que fumavam oxi. E chegou a uma terrível constatação: a droga matou um terço dos usuários no prazo de um ano.
Além, é claro, do risco de óbito no longo prazo, seu uso contínuo provoca reações intensas. São comuns vômito e diarreia, aparecimento de lesões precoces no sistema nervoso central e degeneração das funções hepáticas. 'Solventes na composição da droga podem aumentar seu potencial cancerígeno', explica Ivan Mario Braun, psiquiatra e autor do livro Drogas: Perguntas e Respostas.
Por último, mas não menos importante, uma particularidade do oxi assusta os profissionais de saúde: a 'fórmula' da droga varia de acordo com 'receitas caseiras' de usuários. É possível, por exemplo, encontrar a presença de ingredientes como cimento, acetona, ácido sulfúrico, amônia e soda cáustica - muitos dos itens podem ser facilmente encontrados em lojas de material de construção. A variedade amplia os riscos à saúde e dificulta o tratamento.
Confira a seguir as informações conhecidas sobre o oxi e uma comparação dele com o crack:
Infográfico que compara os efeitos do oxi e do crack
Tags: acre, crack, devastadora, droga, oxi.
– Enviado usando a Barra de Ferramentas Google"
segunda-feira, 23 de maio de 2011
Recicrie
A entidade social iniciou suas atividades no ano de 2004 sendo fundada em 03 de Fevereiro de 2005 no desejo de apoiar, mães, donas de casa, trabalhadoras, moradoras de rua.
Atualmente conta com o projeto “de óleo no futuro”, que tem por objetivo a captação de óleo de cozinha, para a utilização na fabricação de sabão doméstico.
Todo esse processo é realizado na sede da instituição, assim como a coleta do óleo.
Pedimos para quem possa disponibilizar seu óleo de cozinha usado, trazer ao endereço Avenida Emilio Winther, 1.120 – Centro - Taubaté/SP.
Aproveite, faça uma visita e venha ver como seu óleo irá se transformar em sabão. A Casa de Apoio Mulher e Vida alerta: a cada 1 litro de óleo jogado no meio ambiente, pode contaminar até um milhão de litros de água.
Participe dessa iniciativa, colabore com a Casa de Apoio Mulher & Vida e preserve o meio ambiente, dando uma ótima reutilização para seu óleo de cozinha.
Para maiores informações ligue Telefone (012)36310555, 30267351 e 91319595.
segunda-feira, 16 de maio de 2011
segunda-feira, 9 de maio de 2011
Contatos da Casa Mulher e Vida
A Casa de Apoio Mulher & Vida é uma Organização Não Governamental, de assistência social, sem fins lucrativos, que tem como missão acolher e atender às mulheres soropositivas (HIV/AIDS) e seus familiares do município de Taubaté e região.
A entidade social iniciou suas atividades no ano de 2004 sendo fundada em 03 de Fevereiro de 2005 para que mulheres, mães, donas de casa, trabalhadoras, moradoras de rua tivessem um local de acolhida e atendimento específico a este grupo de pessoas.
Foco de Atuação: Mulheres soropositivas (HIV/AIDS) e seus componentes familiares.
Dados de identificação da entidade social:
Nome da instituição: Casa de Apoio Mulher & Vida.
Data da fundação: 03 de fevereiro de 2005
Endereço: Rua Emilio Winther 1120 centro.
CNPJ: 07.278.528/0001-76
Conta corrente banco Itaú agencia 049494
Inscrição Municipal: 047.397-05
Declarada de Utilidade Publica Municipal em: 14 de março de 2007
Declarada de Utilidade Publica Estadual: 282/2008
Cadastro junto ao D.A. S 053
Cadastro junto ao I.N.S. S: 0727852800017.
Cadastro Conselho Municipal de Assistência Social de Taubaté 005/2008
Convênio junto à Prefeitura de Taubaté sob o número: 7.123/08
Pessoas cadastradas junto à instituição: 103 pessoas
Diretora: Vera Cristiane Dátola Iqueda
Psicóloga responsável: Elena Cavalcanti Wanderley
Assistente Social: Cleuza Verneck da S. Nascimento
Faço – nos uma visita, não é necessário marcar horário. A Casa Mulher e Vida, está situada no seguinte endereço:
Rua Emilio Winther, 1120 – Independência – Taubaté – SP – 12030 -000
Tel.: (12) 3631 -0555/ (12) 9131 -9595
Horário de Funcionamento: 08:00/ 17:00 h de Segunda - feira á Sexta - feira
segunda-feira, 2 de maio de 2011
De Óleo no Futuro
A Casa de Apoio Mulher & Vida é uma Organização Não Governamental, de assistência social, sem fins lucrativos, que tem como missão acolher e atender às mulheres soropositivas (HIV/AIDS), Companheiros e seus familiares do município de Taubaté e região.
A entidade social iniciou suas atividades no ano de 2004 sendo fundada em 03 de Fevereiro de 2005 para que mulheres, mães, donas de casa, trabalhadoras, moradoras de rua.
Atualmente conta com o projeto “de óleo no futuro”, que tem como objetivo a captação de óleo de cozinha, para a utilização na fabricação de sabão doméstico.
Todo o processo é realizado na própria instituição, assim como a coleta do óleo. Pedimos para quem possa disponibilizar seu óleo de cozinha usado, trazer o mesmo e doa – lo aqui na casa mulher e vida que fica na Avenida Emilio Winther, 1.120 – Centro - Taubaté/SP.
Aproveite e nos faça uma visita e venha conhecer como seu óleo irá se transformar em sabão.
Para maiores informações ligue Telefone(012)36310555, 30267351 e 91319595. Participe dessa iniciativa, colabore com a Casa de Apoio Mulher & Vida e preserve o meio ambiente, dando uma ótima reutilização para seu óleo de cozinha, armazenando – o e nos trazendo.